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@Article{SantosSantNeve:2015:ObAnEc,
               author = "Santos, Leonardo Barbosa Torres dos and Santos, Everaldo Faustino 
                         dos and Neves, Leonardo Oliveira das",
          affiliation = "{Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Sociedade 
                         Astron{\^o}mica do Recife} and {Sociedade Astron{\^o}mica do 
                         Recife}",
                title = "Ci{\^e}ncia nas escolas: observa{\c{c}}{\~a}o e an{\'a}lise de 
                         um eclipse solar parcial",
              journal = "Revista Latino-Americana de Educa{\c{c}}{\~a}o em Astronomia",
                 year = "2015",
               volume = "19",
               number = "2015",
                pages = "43--55",
             keywords = "Eclipse, Ensino, Pesquisa cient{\'{\i}}fica, Astronomia, 
                         Eclipses, Enseñanza, Investigaci{\'o}n cient{\'{\i}}fica, 
                         Astronom{\'{\i}}a., Eclipse, Teaching, Scientific research, 
                         Astronomy.",
             abstract = "Fen{\^o}menos como eclipses despertam o interesse e a curiosidade 
                         dos seres human os desde a Antiguidade. Em virtude disso, a 
                         monitora{\c{c}}{\~a}o sistematizada desses eventos poderia ser 
                         utilizada para despertar o interesse das pessoas desde uma simples 
                         contempla{\c{c}}{\~a}o, ou pelo interesse did{\'a}tico ou para 
                         pesquisa cient{\'{\i}}fica. O objetivo do presente trabalho 
                         {\'e} estimular a aplica{\c{c}}{\~a}o e desenvolvimento de 
                         pesquisas cient{\'{\i}}ficas no ambiente escolar. Para isso, 
                         prop{\~o}e-se a monitora{\c{c}}{\~a}o de eclipses solares. 
                         Registros fotogr{\'a}ficos ser{\~a}o obtidos pelos estudantes, 
                         utilizando equipamento apropriado para a observa{\c{c}}{\~a}o 
                         solar. Em an{\'a}lises das fotos, ser{\~a}o determinados 
                         par{\^a}metros representativos das caracter{\'{\i}}sticas e da 
                         evolu{\c{c}}{\~a}o desses interessantes eventos 
                         astron{\^o}micos. Os resultados poder{\~a}o ser comparados com 
                         previs{\~o}es de alta precis{\~a}o. Uma descri{\c{c}}{\~a}o 
                         pormenorizada da metodologia e dos recursos a serem empregados nas 
                         observa{\c{c}}{\~o}es {\'e} tamb{\'e}m fornecida. RESUMEN: Los 
                         fen{\'o}menos naturales, tales como los eclipses, despiertan el 
                         inter{\'e}s y la curiosidad de los seres humanos desde la 
                         antig{\"u}edad. En virtud de esto, la observaci{\'o}n 
                         sistem{\'a}tica de estos eventos podr{\'{\i}}a ser utilizada 
                         para despertar el inter{\'e}s de la gente desde la simple 
                         contemplaci{\'o}n hasta el inter{\'e}s did{\'a}ctico, o para la 
                         investigaci{\'o}n cient{\'{\i}}fica. El objetivo de este 
                         estudio es el de estimular la aplicaci{\'o}n y el desarrollo de 
                         la investigaci{\'o}n cient{\'{\i}}fica en el {\'a}mbito 
                         escolar. Para eso, se propone la observaci{\'o}n de los eclipses 
                         solares. Los alumnos ir{\'a}n a obtener registros 
                         fotogr{\'a}ficos, utilizando equipamiento adecuado para la 
                         observaci{\'o}n del Sol. Analizando las fotos, se 
                         determinar{\'a}n los par{\'a}metros representativos de las 
                         caracter{\'{\i}}sticas y de la evoluci{\'o}n de estos 
                         acontecimientos astron{\'o}micos. As{\'{\i}}, los resultados 
                         podr{\'a}n ser comparados con las predicciones de alta 
                         precisi{\'o}n. Tambi{\'e}n se ofrece una descripci{\'o}n 
                         detallada de la metodolog{\'{\i}}a y los recursos que ser{\'a}n 
                         utilizados en las observaciones. ABSTRACT: Natural phenomena, such 
                         as eclipses, prompt interest and curiosity of humans since 
                         antiquity. For this reason the systematic monitoring of these 
                         events could be used to raise peoples interest from the simple 
                         contemplation, to didactic interest or to scientific research. The 
                         objective of this paper is therefore to stimulate the application 
                         and development of scientific research in the school environment. 
                         For this aim we propose to monitor solar eclipses. Students should 
                         obtain photographic registers using appropriated equipment for the 
                         observation of the Sun. Throughout analyses of photographs it 
                         should be possible to determine representative parameters of the 
                         characteristics and evolution of these interesting astronomical 
                         events. The results could be compared to highly accurate 
                         predictions. A detailed description of the methodology and 
                         features to be applied to observations is also provided.",
                 issn = "1806-7573",
                label = "lattes: 2800034267415426 1 SantosSantNeve:2015:OBANEC",
             language = "pt",
           targetfile = "1_santos.pdf",
                  url = "http://www.relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/207",
        urlaccessdate = "27 abr. 2024"
}


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